Eu to bem, espero que vocês também estejam, mas então vamos ao que interessa?
Por algum tempo, fugi da propaganda massiva realizada pela netflix sobre a série Marco Polo.
Ignorei os anúncios no youtube e em serviços de propaganda, ignorei comentários de amigos e posts no facebook, mas após muito tempo, resolvi dar uma chance a esta produção.
E meu amigos, tenho que lhe dizer, me arrependo de não ter assistido antes.
Sinceramente, já considero uma das melhores séries que já assisti e recebi com tristeza a notícia de que não será renovada para uma terceira temporada, mas depois falo direito sobre isso.
Marco Polo
Marco Polo é uma série dramática (adoro) produzida nos EUA, produzida pela THE WEINSTEIN
COMPANY TV, e exibida exclusivamente pela Netflix, transmitida entre 12 de Dezembro de 2014 a 01 de Julho de 2016. Possui 2 temporadas, com 10 episódios cada e conta a história de alguns anos do explorador e comerciante Marco Polo na corte do de Kublai Khan, líder do império Mongol. Foi a produção mais cara produzida pela Netflix, custando cerca de 90 milhões de dólares.
ENREDO
O enredo se baseia nas histórias das viagens de Marco Polo, um comerciante Veneziano que acaba se aventurando com seu pai em direção ao caminho da seda, mas seu pai acaba abandonando Marco na corte do grande khan da Mongólia, Kublai, onde consegue se destacar, devido a sua diferente visão de mundo e lealdade ao imperador.
No decorrer da trama, Marco ganha fama e influencia, tornando-se um guerreiro, servo e amigo para o imperador.
A série conta também as tentativas dos mongóis de conquistar a China e expandir o império, onde precisam enfrentar o chanceler da dinastia Song, jia Sidao.
Não pretendo spoilar muito, mas diversos eventos são apresentados, a série tem eventos bem
inesperados, nos deixando presos, querendo saber o final. Tem personagens bem trabalhados e nos surpreende a todo momento.
Não existe grande precisão histórica, mas durante a trama, são apresentados vários elementos da cultura Mongol e chinesa da época, assim como são apresentados alguns eventos que realmente aconteceram durante este período.
PRODUÇÃO
A série foi filmada em diferentes países, como a Malásia, Cazaquistão, Itália e Eslováquia. A produção preocupou-se em representar de modo bem convincente a época e o local onde se situava a trama, usando um figurino muito bem elaborado, construções bem fieis e apresentando a cultura desse período de modo impecável, dando uma vontade de conhecer mais sobre a Mongólia, sua
história, sua cultura e suas especificidades.
A escolha dos atores e figurantes também merece ser elogiada, pois não muda as características das etnias representadas. Não descaracterizaram os povos, usando pessoas de descendência européia para representar chineses, por exemplo. Nesse quesito deixo um elogio para os produtores.
Os atores também representaram bem seus papéis, performances convincentes.
Os efeitos especiais também foram bem feitos e bem aplicados, as cenas de luta e de guerra são bem realistas, as coreografias das batalhas são bem elaboradas, embora acho que alguns personagens tenham se mostrado exageradamente habilidosos, mas isso é um elemento comum ainda hoje.
Existem várias cenas de sexo e nudez durante a série, mas não bem explicados, não se mostrando como elementos apenas para chamar atenção. Tudo na série foi bem justificado durante a produção, deixando poucos furos.
PERSONAGENS
São muitos personagens que se destacam durante o decorrer da trama, mas vou citar apenas alguns dos principais. Alguns importantes deixarei de fora para não dar falar nada do enredo, o que pode atrapalhar a experiencia de vocês.
Marco Polo
O protagonista da série, começa como um jovem que deseja seguir seu pai em suas viagens, mas acaba sendo abandonado para que seu pai ganhe favores do Khan, sendo escolhido para ser usado como servo. Com o passar do tempo ganha respeito e a amizade do Khan. Marco mostra-se um servo fiel e útil, disposto a se arriscar em nome do imperador a quem jurou fidelidade e mostra grande admiração pelo líder do império. Também se transforma em um soldado habilidoso, após treinar com o monge, adquirindo grande sabedoria.
Kublai Khan
Imperador do império. Em meio a intrigas e armações, precisa enfrentar os seus inimigos e controlar seu império. Acaba se espelhando em seu avô, Ghengis khan, o qual era um guerreiro e estrategista habilidoso. Ele admira as habilidades de seus seguidores, e não tem medo de deixar que estrangeiros se aproximem, ao contrário de outros líderes.
One hundred eyes
O monge cego, mostra-se ser um homem sábio e um guerreiro muito habilidoso (apesar de não enxergar). Ele é mestre em Kung Fu, compensa sua falta de visão com os outros sentidos apurados. É rápido e preciso. Ele é um professor de artes marciais na corte de Kublai Khan, ensinando várias pessoas, como o príncipe e Marco.
Principe Jingim.
Filho de Kublai Khan e herdeiro do trono, começa a série detestando Marco, mas após alguns eventos acaba considerando Marco um amigo e companheiro. Ele é criticado por outros líderes por ter convivido em meio a chineses e aprendido sua cultura e por ter sido derrotado em uma batalha, onde atacou em menor número uma cidade. Ele sempre está disposto a seguir seu pai e também é um guerreiro habilidoso.
Lady Chabi
Imperatriz, mãe de Jingim, é uma mulher sábia e fria, quando necessário, faz o que for necessário para conseguir o melhor para sua família e para garantir sua dinastia. É uma mãe forte e tem um papel importante na trama, sendo uma personagem notável pela sua fidelidade aos planos do marido para o império. Ela é inteligente, e mostra-se bem racional, ao lidar com assuntos diplomáticos, por exemplo.
Princesa Kokachin
Uma princesa capturada após uma invasão dos mongóis. Esta invasão devastou seu povo, sendo ela a ultima sobrevivente conhecida. Na corte é conhecida como princisa azul e Marco Polo se interessa por ela desde que chegou a cidade. Durante o decorrer da série, vários segredos sobre ela são revelados.
Jia Sidao
As viagens de Marco Polo
A série se baseia na história contada no livro As viagem de Marco Polo. Livro escrito no século XIII,
que narra as aventuras de Marco Polo, um viajante e filho de comerciante pela rota da seda, indo da Europa até a China, mas ficando preso na corte da Mongólia por muito tempo, onde tornou-se um funcionário do imperio.
O livro foi por muitos anos o principal relato da cultura oriental para os povos do ocidente, mas a figura de Marco Polo é um tanto quanto questionada, sendo que alguns pesquisadores dizem que ele pode não ter existido. O principal fator para isso é que alguns elementos da cultura chinesa não são comentados no livro.
3ª Temporada não renovada.
Infelizmente, a Netflix não renovou a série para mais uma temporada. Os custos da produção foram muito altos e não trouxeram retornos financeiros que compensassem que fosse continuada, sendo a primeira série da empresa a ser cancelada antes do fim.
Ficamos com um roteiro aberto, resta torcer para que a longo prazo resolvam mudar de ideia e fazer uma nova temporada, dando um fim merecido a esta série.
CONCLUSÃO
A série é uma produção de uma grande qualidade, sendo uma série que merece estar na sua lista de
séries assistidas. Efeitos, cenários, coreografias e figurino de grande qualidade e diversos elementos que respeitam o que realmente existia na época. A cultura dos mongóis é bem representada, principalmente em canções tocadas com instrumentos existentes na época e cantados na língua original.
A produção traz um roteiro inteligente que nos deixa presos enquanto assistimos, querendo saber como vai se desenrolar.
Recomendo a todos a série, um ótimo meio de divertimento e para conhecer um pouco mais de uma cultura diferente.
Espero que tenham gostado.
Não se esqueçam de acompanhar o nerd dramático
Curta nossa fanpage no Facebook clicando aqui
Até a próxima pessoas, beijinhos atrás da orelha de todos vocês
Uau vou assistir
ResponderExcluir