sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Analise Dramática: A bela e a Fera

Fala galerinha Dramática
Atendendo um pedido hoje temos um dos maiores clássicos da animação infantil.
Deu um trabalho enorme fazer essa análise, espero que gostem.
Esse filme da Disney ainda hoje é apreciado por crianças, jovens e adultos por todo mundo.
Um filme que consegue nos trazer uma magnífica mensagem
Contem Spoilers

HISTORIA
O filme conta a historia de um belo príncipe que vira um monstro e precisa aprender a amar e conhecer alguém que o ame para voltar ao normal.
E também a historia de uma bela jovem que ama seu pai e é amiga de todos onde vive, embora não se adapte ao lugar, desejando ver o que conheceu através livros.
Essas duas historias se unem em um dos mais belos musicais da Disney.
A historia de amor entre uma Bela e uma Fera, que após muitas diversidades acabam alcançando um final feliz e provando que nem tudo é o que parece.



AMBIENTAÇÃO

A historia se passa na França, no século XVIII, durante um processo de uma "revolução cultural", fato que podemos perceber pelas invenções de Maurice, o pai de Bela, e pelos móveis e objetos encontrados nas principais localidades do filme, que são característico do período.

A ambientação é fantástica, os produtores conseguiram reproduzir de modo fantástico a época em que se passa a história.
Podemos perceber também que muitos não se enquadram nesse conceito de "revolução cultural" visto que preferem não participar desse nível de aculturação das artes, da literatura e das invenções, visto que poucas se interessam por livros, sendo Bela uma delas, e os inventores são chamados de loucos. Isso pode ser explicado pois esse renascimento ou Iluminismo pelo qual a França também passou, foi um movimento mais voltado à burguesia e à nobreza, não alcançando o povo comum.
Ele se esta em um ambiente pouco anterior a revolução francesa, visto que já esta se formando uma pequena cidade no local e que ainda contem um monarca que reina absoluto sobre o local, embora após o feitiço ter sido jogado as pessoas parecem ter se esquecido do príncipe e até do castelo, já que o local nunca é visitado e não é mencionado um regente pelo povo da aldeia.


LOCAIS


Aldeia
Na aldeia podemos encontrar vários locais, como uma biblioteca, uma padaria, o poço e a taberna. Este é um dos pontos onde se desenrola a história, nela acontecem momentos importantes para a história, como a primeira aparição de personagens como Bela e Gaston e onde Gaston e Lefou fazem seus planos.


Castelo
O castelo da Fera é onde se desenrola a historia principal. Lá vivem o príncipe enfeitiçado e seus súditos que transformados em objetos que faziam parte da mobília ou em objetos de uso diário, como xícaras, bules e vassouras. É um local grande, onde podemos encontrar um jardim, uma grande biblioteca (Eu quero conhecer) , os quartos, a sala de jantar, a entrada e a ala oeste, onde Fera guarda a flor e o espelho do feitiço.

Floresta.
A floresta é um local dominado por lobos selvagens, que esconde o castelo da Fera, fornecendo madeira e proteção para o mesmo.

PERSONAGENS


Lumière - Um charmoso cavalheiro que trabalhava como maître no castelo do príncipe quando foi transformado em um candelabro.
Horloge - O tenso mordomo do castelo da Fera, Horloge foi transformado em relógio de pêndulo.

Madame Samovar - Uma senhora amável que trabalhava como cozinheira no castelo quando foi transformada em um bule de chá.
Zip - Filho pequeno de Madame Samovar que foi transformado em uma xícara de chá



Maurice - O pai de Bela, um excêntrico inventor que só quer o melhor para a filha.
Philippe - O cavalo de Bela e Maurice, tem grande personalidade.


Monsieur D'Arque - O dono de um manicômio local, D'Arque é um homem ambicioso e sem escrúpulos.
Guarda-Roupa - Uma criada do castelo que foi transformada em guarda-roupa. Ela ajuda Bela a se vestir para seus encontros com a Fera. Seu nome é dado na adaptação teatral: Madame de La Grande Bouche.

Escabelo - Um cãozinho que também foi afetado pela maldição da feiticeira, sendo transformado em um escabelo (descanso de pés).
Bimbettes - Três irmãs idênticas que sonham em se casar com Gaston.
Lefou - O maior ajudante de Gaston, Lefou idolatra o caçador.


PERSONAGENS PRINCIPAIS

Gaston

Vamos iniciar com o vilão principal.
Gaston é um rico caçador que vive na mesma aldeia de Bela e Maurice. Está acostumado ter tudo o que quiser devido a ser o melhor caçador do local.
Ele sempre anda com Lefou, um sujeito simplório que o idolatra. Ele deseja se casar com Bela por ela ser a garota mais bonita do vilarejo.
Gaston é arrogante, violento, machista, se acha superior embora também seja muito corajoso, enfrentando Fera sozinho, embora nem um pouco honrado, apunhalando-o pelas costas.
Gaston é alto, musculoso, com cabelos negros. É considerado bonito pelas garotas do vilarejo embora Bela não se interesse nem um pouco por ele.
Ele é bastante machista e acha que mulheres devem apenas cuidar da casa e ter filhos , Pensa que livros são uma perda de tempo e não se importa com o que os outros querem. Está disposto a fazer qualquer coisa pra conseguir o que quer, mesmo que precise recorrer a violência.
É um vilão que foge ao ideal da época, que seria alguém nobre e disposto a ajudar, embora isto talvez seja por não fazer parte do grupo social de que se espera que siga essa ideologia. O grupo com esse ideal seria o grupo da nobreza e dos cavaleiros. Gaston como parte da população camponesa não tinha como objetivo se enquadrar nesse ideal.
É interessante o modo como é tratado, sendo visto como um herói pelas pessoas do local onde mora, mas para quem percebe o ponto de vista de Bela e de Fera, ele é o vilão.


Fera

Antigamente um príncipe muito belo, Fera foi transformado em um monstro por uma feiticeira como castigo por ter uma personalidade mesquinha, arrogante e por pensar apenas em si mesmo e principalmente por não
ajudar quem precisa.
Ele era muito belo, tem cabelo castanho claro, pele clara e olhos azuis (prefiro ele como Fera kkkkk)
Após o feitiço, ele toma uma nova aparência, transformando-se em uma fera e adquirindo uma
personalidade que condiz com anova aparência, embora ele tenha a consciência de um humano.
Ele ganha uma aparência que mescla vários animais, entre os quais estão: juba de leão, cabeça de búfalo, testa de gorila, presas de javali, patas e cauda de lobo e corpo de urso.
Possui uma personalidade selvagem enquanto Fera, sempre nervoso, impaciente e feroz, não hesitando em castigar quem interfere em seus domínios nem os erros dos empregados. Ele tem acessos de fúria, como podemos perceber ao ver à ala oeste, toda destruída por ele.
Seus empregados o temem, mas ao mesmo tempo gostam dele e sonham em quebrar o feitiço jogado, pois assim também podem voltar a forma humana.
Este é um personagem sobre o qual podemos tentar entender o que é ser humano e que é ser um monstro ou uma fera. Ao inicio o príncipe era um monstro, talvez até mesmo antes do feitiço, e isso muda com o contato com Bela.
O que era Fera tornou-se humano e o que era humano, prova-se ser um monstro, no caso Guston.
No fim O príncipe que se tornou fera volta a ser homem devido a sua natureza ter mudado e percebemos com isso que Nem tudo é o que parece, tudo é relativo e depende da sua visão e ponto de visto, enquanto ele mesmo se enxergava como fera, os personagens que o serviam e até Bela acabaram vendo ele como quem ele realmente era, uma pessoa bondosa e que no fundo se preocupava com os outros.
 A retomada da personalidade humana do príncipe esta relacionada com diretamente com o pensamento de que a consciência humana esta diretamente relacionada ao conceito de civilização que se esperava das elites da época, visto que ele retoma sua consciência como humano e como individuo consciente quando começa a ficar próximo a bela tendo contato com as artes, que ignorava como fera. Nesse contato ele volta a ter contato com os quadros, livros e com a dança, entre outros aspectos e até coisas simples que se esperava de alguém da nobreza como o uso de talheres e vestes de gala.
Quando Fera derrota Gaston, podemos fazer uma analogia da vitória da cultura e das artes características desse período sobre a cultura vulgar e da ignorância da população anterior a esse renascimento.
Resumindo: o cara é fera
Ba dum tss

Bela:

Bela é uma jovem muito bonita que vive com seu pai Maurice em uma pequena aldeia. Ela é amiga de todos onde vive, sempre muito gentil e amigável com todos.
Sonha em sair para conhecer os locais e viver aventuras como as que conhece através dos livros.
Ela tem cabelos castanhos e olhos castanhos claros, sendo considerada a garota mais bonita do local onde vive. (Recalcadas se preparem)
Ela está sempre disposta a fazer qualquer coisa por seu pai, que é a única família que ainda possui.
Ela é muito bondosa, sendo querida por todos e sempre vê o melhor nas pessoas, inclusive em Fera, passando a gostar muito dele, principalmente após os eventos que o levaram a salvar sua vida.
Os dois acabam tendo um relacionamento muito próximo e acabam se apaixonando.
Ela é aficionada por livros, e fica muito impressionada pela biblioteca do castelo. Local onde eles passam um bom tempo juntos e ela tenta "reensinar" ele a ler.
Ela é uma personagem com uma personalidade muito forte, não sendo uma garota fútil como as outras com que tem contato, sonhando com uma vida com aventuras.
Através de Bela podemos receber a lição mais importante do filme, Nunca devemos julgar alguem por sua aparência, pois elas geralmente não são que aparentam. É interessante o contraste mostrado pelo filme entre o que é bom e o que é mau, o que é belo e o que é feio, o que é correto e o que é errado.
Bela além de bondosa é determinada e sempre leal com as pessoas que gosta.
Ela é uma das princesas da Disney mais interessantes, pois não é apenas uma garota bonita que busca um príncipe encantado, ela deseja mais do que isso, esta dentro de um ideal iluminista de busca por conhecimento, sem contar sua personalidade decidida e a constante tentativa de fazer o que é certo.
Bela é uma bela garota

Resumindo: Bela é foda

RESUMO

O filme é um musical criado pela disney que conta uma história de amor entre uma garota muito bonita de
nome Bela e um príncipe enfeitiçado que se transformou em uma fera.
Não apenas uma história de amor, mas uma historia de personagens que se apaixonam, mostrando que o amor é maior do que qualquer barreira e nem tudo é o que parece ser.
A história é muito envolvente e mesmo sendo uma animação musical, deixa muito marmanjo impressionado com o desenvolver da história.

CURIOSIDADES

Bela é a única pessoa da vila que usa roupas azuis, o que tem como intuito simbolizar como ela é diferente de todos os demais.
Zip (Chip, no original), a xícara quebrada, tinha apenas uma fala no filme inteiro, mas os produtores gostaram tanto do dublador americano que aumentaram a participação do personagem.

A dança final da Bela e do Príncipe é na verdade uma animação reaproveitada da dança final entre a Princesa Aurora e o Príncipe Felipe de A Bela Adormecida. Os produtores teriam reutilizado a animação já pronta porque estavam no limite do tempo para finalizar o filme.

Uma cena que estava no roteiro mas nunca foi animada é a ocasião em que a Fera está arrastando a carcaça de um animal que ela mesma matou. A sequência foi considerada muito tenebrosa para o filme e acabou sendo descartada.

Algumas das esculturas vistas no castelo são versões da Fera, criadas durante o processo de definição de sua aparência final.

Jackie Chan fez a dublagem das falas e das músicas cantadas pela Fera na versão chinesa (mandarim) do filme.

A Bela e a Fera foi o primeiro filme de animação que arrecadou mais de 100 milhões de dólares nos cinemas. No seu lançamento, em 1991, o filme ficou atrás somente de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final e de Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões.

Walt Disney tentou desenvolver A Bela e a Fera como animação duas vezes, em 1930 e 1950, mas desistiu porque os escritores acharam a história muito difícil de adaptar

Quando Gaston está caindo do telhado, flashes de pequenos crânios aparecem em seus olhos. Isso simboliza que ele realmente morre no final do filme

A Bela e a Fera foi o primeiro filme de animação indicado para o Oscar de Melhor Filme. Ele perdeu para O Silêncio dos Inocentes.

Foi relançado em versão 3D em 13 de janeiro de 2012, nos cinemas americanos.

O nome da Fera no filme nunca foi mencionado. Mas de acordo com a enciclopédia oficial da Disney, o príncipe de chama Adam;

O filme arrecadou nos cinemas cerca de US$ 347 milhões.

Na versão francesa do filme, Horloge se chama Big Ben, por causa do relógio de Londres.



Gostou da análise? Tem algum personagem que queira ver analisado?
Algum conteudo que quer ver aqui no blog?
Deixe um comentario ou envie uma mensagem para nossa fanpage clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário