Fugindo um pouco da temática do blog preparei um assunto um pouco grave e de grande importância, motivo de discussões entre escolas, famílias e ate mesmo do governo e tema muito presente na mídia.
O uso de aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e computadores e de redes sócias por crianças e adolescentes é um assunto que gera certa polemica e um assunto serio a ser tratado. Muitos defendem o uso devido aos benefícios que trazem para os alunos, desde a facilidade de pesquisa, o apoio para os estudos e a possibilidade de interação com os amigos dando mais uma oportunidade para se socializarem.
Mas ao mesmo tempo é criticado devido aos riscos e por facilitar muito a vida dos alunos, pois esse grande volume de materiais prontos os leva a apenas copiar o que esta na internet e isso os leva a parar de pensar e de se esforçar.
Mas não preparei o post para discutirmos as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia e sim um dos riscos mais conhecidos e que mais cresce no mundo.
O uso dessas redes por estupradores, pedófilos, assassinos e outras pessoas com más intenções está crescendo e se aproveitam para se aproximar de crianças e adolescentes.
Métodos utilizados pelos criminosos:
Vários métodos são utilizados pelos criminosos para se aproximar e abusar das vitimas.
Esses meios são usados devido a facilidade de anonimato e de criar uma falsa identidade
que se enquadre ao publico que planeja atingir para encontrar a vitima.
Uma possibilidade existente são grupos do facebook voltados ao publico jovem. Os criminosos com perfis simulando adolescentes ou crianças e utilizam o tema dos grupos para entrar em contato com a possível vitima e assim se aproximar e descobrir informações como endereço e horários do alvo.
Crianças e adolescentes são "vitimas ideais" pois são facilmente levadas a dar informações pessoais a estranhos.
Cuidados dos pais.
Muitos pais desconhecem as atividades de seus filhos na internet, seja por falta de tempo, de atenção ou por confiar, querem dar o direito de privacidade, não participando ou verificando o as atividades dos filhos no uso de redes sociais dando oportunidade para criminosos entrarem em contato com os menores.
É de grande importância que os pais verifiquem as atividade dos filhos no uso a internet e redes sociais,
principalmente com crianças e no caso dos adolescentes, para não violar a privacidade, conversem com eles sobre os riscos e os perigos que eles podem ser vitimas.
Com a falta de tempo que enfrentamos hoje é difícil para os pais verificarem todas as atividades do filhos e muitos nem imaginam o que pode acontecer e acreditam que os filhos nunca vão passar por isso, mas é necessário um dialogo com os filhos sobre as atividades, pois podem não desconfiar que a pessoa que estão conversando está apenas investigando os passos para poder se aproveitar deles.
Cuidados das crianças.
Os pais devem falar com os filhos e indicar o melhor caminho para utilização das redes. É necessário avisa-los desses riscos e dar dicas para que valem não apenas para as redes sociais, mas também para a vida fora da internet, como não falar com estranhos, não passar informações pessoais e não acreditar em tudo o que escutam ou veem, pois a outra pessoa pode não ser o que ou quem esta se dizendo ser.
Mesmo que a pessoa não passe informações diretas a outra pessoa, ela está constantemente colocando informações pessoais na internet, como fotos e atividades. O Instagram é um local ótimo para conseguir informações, pois as pessoas colocam informações como os horários e locais que frequentam, possibilitando a qualquer pessoa localizá-las e saber qual a melhor maneira e local para abordá-las.
O anonimato na internet
Facilmente podemos criar um perfil falso nas redes sociais, simulando um artista ou uma pessoa
qualquer. Essa facilidade é uma oportunidade enorme para os criminosos, pois podem se transformar em qualquer pessoa.
Uma criança dificilmente vai imaginar que a pessoa que esta controlando o perfil de quem ela é fan é na verdade um criminoso e possui péssimas intenções.
Mesmo não sendo um perfil famoso, muitos utilizam perfis onde se dizem crianças e adolescentes para se aproximar da vítima e apenas com uma rápida visualização nas informações da pessoa que ela disponibiliza em seu perfil, saber seus interesses e assim abordá-la, dizendo ser interessada na mesma coisa e querendo compartilhar os conhecimentos que possui sobre o assunto.
Cuidados que os adultos devem tomar.
Não apenas crianças são vítimas dos criminosos, mas também vários adultos. Geralmente são mais cuidadosos, não passam informações diretamente, mas os criminosos conseguem se aproximar através das publicações que disponibilizam para os amigos.
Podem passar informações falsas a desconhecidos, pensando serem pessoas interessadas apenas em uma nova amizade.
Estão sujeitos aos mesmos riscos que adolescentes e crianças, então as dicas para ter cuidado e evitar passar informações na internet continuam valendo.
Concluindo.
A tecnologia e as redes sociais são armas poderosas para conseguir informações e auxiliar em pesquisar e trabalhos, mas também é uma arma poderosa na mão de pessoas com más intenções principalmente pela possibilidade de anonimato e dificuldade de serem detectados.
Então ao utilizar essas ferramentas é necessário extremo cuidado para evitar riscos e evitar se transformar em vítimas. Aos pais cuidado redobrado com os filhos, pois podem ser facilmente enganados e levados a passar informações a pessoas desconhecidas.
Bom galerinha. Como ja disse antes cuidado.
Compartilhem esse post para que mais conheçam os riscos que podem correr
Obrigado pela atenção.
Por hoje é só Pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário