quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Desenhos Clássicos: Hanna Barbera

Fala Galerinha Dramática. Hoje venho aqui especialmente falar sobre uma coisa que sei que todo mundo adora ou adorava quando era criança (pode fingir que não gosta mas sei que vc ainda é fã).
Desenhos animados.

Mas não de qualquer desenho e sim da clássica empresa Hanna Barbera.

Momento muito propício para falar disso, visto que acabamos de ter uma notícia maravilhosa para quem, assim como eu, é um saudosista dos desenhos animados. DC Entertainment está trazendo de volta vários personagens clássicos modernizados para as HQs. Podem conferir clicando aqui.

Aqui só farei um breve comentário sobre essa empresa que fez parte da infancia de muitos e foi parte importante da cultura pop por muitos anos.

Bom, vamos ao que importa.

Hanna Barbera foi uma associação entre dois cartunistas norte-americanos, William Hanna e Joseph Barbera. Hoje está nas mãos da  Time Warner. É ainda hoje uma das maiores produtoras de desenhos animados do mundo, estando situada em Los Angeles, no estado da Califórnia.

História

Os dois cartunistas se conheceram em 1937, mas só fundaram a companhia Hanna-Barbera anos mais tarde. Na década de 1940, enviaram seus desenhos para Walt Disney, que prometeu viajar até Nova York na semana seguinte para contratá-los, mas não apareceu. Hanna e Barbera trabalharam juntos por cerca de 50 anos. William Hanna morreu em 22 de março de 2001, aos 90 anos. Em 18 de dezembro de 2006, Joseph faleceu, com 95 anos.
http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/1904/1/hanna-barbera.html

O primeiro projeto de animação criado e desenvolvido pelos dois foi o desenho Puss Gets the Boot (1940), que iniciou a premiada e popularíssima série Tom e Jerry.
Em 1944 foi fundado o estúdio Hanna-Barbera.
Com a popularização da TV novos personagens e quadros foram produzidos pelo estúdio, entre eles Jambo & Ruivão (seu primeiro sucesso), seguido dos famosos Dom Pixote, Plic, Ploc & Chuvisco, Zé Colméia, Pepe Legal, Bob Pai e Bob Filho, Olho Vivo e Faro Fino e Loopy De Loop (Loopy Le Beau), este último feito para exibição no cinema. Depois viriam as séries de horário nobre: Os Flintstones, Manda Chuva, Os Jetsons, Jonny Quest, dentre outros. No final da década de 1960 surgiria outro mega-sucesso: Scooby-Doo.



Hanna Barbera dominou a programação infantil até os anos 90, mas seu monopólio acabou em 1993.

Os estúdios da Hanna-Barbera foram, na década de 1990 comprados pela Turner Enterprises, conglomerado de comunicação do empresário Ted Turner — que inclui os canais de tevê por assinatura CNN, TNT e Cartoon Network — e o nome "HB" hoje é usado apenas nas produções anteriores à compra.
As produções posteriores passaram a receber o rótulo "Cartoon Network Studios". As únicas exceções foram O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, Eu Sou o Máximo e As Meninas Superpoderosas, que utilizaram a logomarca "HB" até 1998, antes de adotar o seu rótulo definitivo.
Quando William Hanna morreu, em 22 de março de 2001, com 90 anos, o estúdio Hanna-Barbera foi adquirido pela Warner Bros. Animation, e transformado no Cartoon Network Studios.
Em 18 de dezembro de 2006 faleceu, com 95 anos, Joseph Barbera, por causas naturais.

Premiações
Diversos foram os desenhos e animações produzidos, Hanna Barbera foi a primeira empresa a conseguir sucesso com animações na TV
Foram muito premiados, os programas de televisão feitos pelo estúdio ganharam 8 Emmys. Entre 1943 e 1953, os animadores receberam 7 Oscars por seu trabalho em Tom e Jerry. Em 1976, a Hanna-Barbera foi homenageada uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

Desenhos produzidos:
A Família Adamms
As Aventuras de Gulliver
As Panterinhas
A Tartaruga Tuchê
Bacamarte & Chumbinho
Bibo Pai & Bóbi Filho
Butch Cassidy
Carangos e Motocas
Careta e Mutreta
Clue Club
Coelho Ricochete
Corrida Espacial
Corrida Maluca
Devlin, O Motoqueiro
Dinamite, O Bionicão
Dom Pixote
Dino Boy
É o Lobo
Elefantástico
Esquadrilha Abutre
Esquilo Sem Grilo
Fantasminha Legal
Feiticeira Faceira
Formiga Atômica
Frankstein Jr.
Galaxy Trio
Godzilla
Goober e os Caçadores de Fantasmas
Homem Pássaro
Hong Kong Fu
Huck Finn
Jana das Selvas
Jambo e Ruivão
Jeannie
João Grandão
Jonny Quest
Josie e As Gatinhas
Juca Bala e Zé Bolha
K O R G 70.000 A.C.
Laboratório Submarino
Leão da Montanha
Lipi, o Leão
Lula Lelé
Lupe Lebô
Maguila, O Gorila
Manda-Chuva
Matraca e Fofoquinha
Mightor
Moby Dick
Mosquete,Mosquito,Moscardo
O Gordo e o Magro
O Patinho Duque
O Urso do Cabelo Duro
O Vale dos Dinossauros
Olho Vivo e Faro Fino
Os 4 Fantásticos
Os Apuros de Penélope
Os Brasinhas do Espaço
Os Cavaleiros da Arábia
Os Flintstones
Os Herculóides
Os Impossíveis
Os Jetsons
Os Muzzarellas
Os Robobos
Os Smurfs
Os Tremendões
Os Três Mosqueteiros
Papai Sabe Nada
Pepe Legal
Peter Potamus
Plic, Ploc e Chuvisco
Polícia Desmontada
Sansão e Golias
Scooby-doo
Shazzan
Simbad Jr.
Space Ghost
Super-Amigos
Tom & Jerry
Treme-Treme
Tutubarão
Ursuat
Vovô Viu a Uva
Wally Gator
Xodó da Vovó
Zé Buscapé
Zé Colméia

Nenhum comentário:

Postar um comentário