sexta-feira, 22 de julho de 2016

Mais que a irmãzinha do melhor amigo. Gina Weasley dos livros.


Você aí já viu Harry Potter? Tenho certeza que sim. Mas agora outra pergunta, você aí leu Harry Potter? Pode ser que a resposta seja diferente da primeira. E por que eu estou perguntando essas coisas para você? Bom pelo simples fato de que irei falar sobre a minha personagem favorita hoje e as opiniões sobe ela mudam se você leu o livro ou se você viu o filme.
Qual personagem é essa? Gina Weasley, sim essa mesmo que você pensou a irmãzinha mais nova do Rony e futura mulher do Harry, para quem leu os livros sabemos que ela é uma personagem forte que bate de frente com Harry quando nem mesmo Rony e Hermione tem coragem de fazê-lo. Um bom exemplo disso é quando durante Harry Potter e a Ordem da Fênix, onde após presenciar o ataque do Sr. Weasley por Nagini Harry passa a evitar seus amigos, dado um momento Gina, Rony e Hermione tentam falar com ele, mas quem toma a palavra é a mais nova dos Weasley:

“- É? – rosnou Harry, as mãos enfiadas nos bolsos olhando a neve cair em densos flocos lá fora – Todos ficaram falando de mim, é? Muito bem, estou me acostumando.
- Nós queríamos falar com você – disse Gina – mas você ficou se escondendo desde que voltamos...
- Eu não queria que ninguém falasse comigo – respondeu Harry, sentindo-se cada vez mais exasperado.
- Pois foi burrice sua – disse Gina, zangada – uma vez que não conheceu ninguém que tenha sido possuído por Você-Sabe-Quem além de mim, e eu posso lhe dizer exatamente como a pessoa se sente.
Harry ficou muito quieto quando o impacto dessas palavras o atingiu. Então girou nos calcanhares para encarar Gina.
- Eu me esqueci.
- Sorte sua – disse Gina calmamente.”
Harry Potter e a Ordem da Fênix – página 409.

Estão entendo o que eu quero dizer? Nos filmes Gina é posta como uma personagem maçante e sem sal, em Ordem da Fênix temos apenas poucas palavras dela e apenas uma demonstração de sua magia, coisa que no livro fica claro tempo inteiro sendo ela quase tão inteligente quanto Hermione.
Isso sem falar em como pintaram o romance dela e de Harry, a coisa já fica subentendida na última conversa entre Rony e Gina já no Expresso de Hogwarts, mas durante o Enigma do Príncipe vemos Harry perceber gradativamente que ela não é apenas a irmã de seu melhor amigo, e as conclusões a que ele chega durante isso são as melhores.
Nos filmes, termina Ordem da Fênix sem nenhum indício de romance entre eles e começa Enigma do Príncipe com Harry totalmente apaixonado, qual o sentido?
Agora vamos falar do pior ressentimento que eu tenho quanto aos filmes, o primeiro beijo dos dois, no livro é excitante acontece no meio do Salão Comunal da Grifinória lotado após a vitória no Campeonato de Quadribol, no filme temos um micro selinho na Sala Precisa, não serei hipócrita em dizer que meu coração de shipper pulou com a cena, porque pulou, querendo ou não é um contato bucal entre meu casal favorito.
Agora durante a Batalha de Hogwarts temos outro exemplo da força de Gina, é dito que nenhum bruxo menor de idade pode ficar para lutar, porém ela tem apenas 16 anos na época, por isso prendem ela na Sala Precisa só que não contavam com o fato de que Harry iria precisar da Sala, tiram ela de lá com a  promessa de que voltaria depois de acabarem de fazer o que precisassem, mas ela foge e luta ao lado sua família como sempre.
Além do mais no papel de Gina Weasley temos Bonnie Wright e em diversas entrevistas e em fotos com o Daniel podemos ver que os dois tem química e que Bonnie teria porte para interpretar uma Gina tão forte quanto a vista nos livros, a culpa portanto cai em cima de diretores, produtores e roteiristas.

Mas nem tudo está perdido! A Warner registrou os direitos de Harry Potter and The Cursed Child, e pelo que eu andei lendo Gina está ainda mais poderosa na peça nos resta esperar para ver se finalmente farão jus a personagem em um futuro filme que se JK quiser não tardará a acontecer.

Um comentário:

  1. Nossaaaaaaaa,falou tudo!!! Eu penso exatamente o mesmo, e acho que desvalorizam MUITO a Gina nos filmes. Isso me dá uma raiva TÃO grande que olha. Como também acho que isso nan é culpa da atriz, porque ela seria completamente capaz de interpretar a nossa Gina maravilhosaa

    ResponderExcluir